-
Arquitetos: STUDIO DLUX
- Área: 595 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dhani Borges
-
Fabricantes: Bonton Arte Sign, DJ Esquadrias em alumínio, Ledeteria, Mono Design, Reativa Cenografia, W. Magalhães
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Editora Record é um dos mais antigos e famosos grupos editoriais do Brasil e provavelmente algum dos seus livros de cabeceira são deles. Nossa história com o Grupo começou no final de 2019, antes da pandemia. A principal demanda do cliente envolvia o desafio de reformar um dos pavimentos do edifício onde estavam sediados - em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
Com o tempo, percebemos algumas outras demandas e o projeto se transformou em uma proposta mais estratégica para reformular a divisão de áreas de trabalho de alguns setores da empresa (editorial e marketing). Nestas mudanças, o projeto que era para somente modernizar o espaço, acabou por mudar o pensamento que o Grupo tinha em relação aos espaços de trabalho e promoveu uma mudança comportamental até no dia-a-dia da empresa. Além disso, a proposta se expandiu e agora engloba dois andares.
O projeto contempla a renovação e reestruturação do 3º andar para o editorial e o 4º andar para o marketing, com características diferentes, pelas cores e pelo uso. O terceiro andar, com uma mistura de tons de azul, utilizado pelo editorial, sofreu uma grande modificação da relação que os funcionários tinham com o trabalho. Antes, os editores estavam separados espacialmente por diferentes grupos de livros. Agora, as estações de trabalho estão espalhadas pelo meio do salão, possibilitando uma melhor colaboração entre todos - o que colaborou na simetria que a Record buscava para que todos os editores pudessem ver uns aos outros e ter o sigilo para algumas reuniões mais estratégicas.
No quarto andar, uma outra disposição: mais aberta, com salas de reuniões necessárias para as atividades do marketing e cores mais vivas, por escolha de toda equipe. Todo o processo de concepção do projeto foi feito colaborativamente com as duas equipes, transformando este processo em algo leve e divertido e trazendo a atividade e a nova forma de trabalhar que a equipe precisava.
Além disso, por se tratar de uma estrutura muito antiga, toda a parte de infraestrutura foi refeita e, para que pudéssemos fazer um layout limpo e aberto, canos que levam elétrica e dados foram instalados em cada grupo de trabalho.
De forma geral, este projeto é especial pela possibilidade de participarmos ativamente do cotidiano da empresa, o transformando. Com o desenvolvimento das conversas e ao passo que adentramos de fato no projeto, outras questões além da arquitetura em si foram levantadas, o que possibilitou transformar o produto em um pensamento estratégico capaz de reformular a divisão e a funcionalidade das áreas de trabalho de alguns setores do Grupo. Acreditamos que este é o principal diferencial do projeto.